ULTRA TRAIL RUN 70K - INFORMATIVO 4
REDES SOCIAIS:

DESCRIÇÃO DOS PERCURSOS

Caro atleta, temos publicado em nosso site o gráfico de altimetria de cada um dos percursos. Analise-o para melhor se planejar para sua prova. No brienfing técnico, a se realizar na véspera, vocês poderão colher mais detalhes a respeito de cada percurso. A seguir, algumas informações para seu planeamento.

Reforçamos que as trilhas e caminhos a serem percorridos, em muitos momentos passam por dezenas de propriedades particulares. Em todas as foram feitas negociações e autorizações para passagem de atletas inscritos. Corredores que não estejam inscritos ou não estejam portando numeral, não serão autorizados a passar pelas terras particulares. Por isso solicitamos que sempre porte seu numeral à frente e tenham respeito e bom senso com moradores locais, cercas e plantações.

Percurso 5km

Percurso apesar de curto, com 5,2km, possui diferentes tipos de terreno e alguns obstáculos. O inicio será em estrada de terra, com leve inclinação. No km1,4, inicia o trecho de 50m andando dentro de um córrego de águas cristalinas, com água na altura da canela. No km 3 fica o ponto de hidratação e inicio de trecho em trilha por pasto. No km 3,8 deverão atravessar  uma cerca, para então seguirem pelo trilho do trem, passando por uma ponte. Os últimos 500m serão em descida por estrada de terra.
Hora de largada: 16:00
Ponto de hidratação: km 3

Percurso 16km

Percurso com distância de 16km e ascenção acumulada de 636metros. Inicia com estrada de terra e cruzamento de rio 300m após a largada. Segue por estrada de terra até  4km, quando inicia uma subida com 200m de  asfalto. Segue por estrada de terra até o km 5 quando inicia single track, com subida bastante inclinada e  pedras soltas. Este é o trecho mais difícil do percurso. Atinge o trilho do trem no km 6,1, sendo necessário passar por uma cerca de arame farpado. Aproveite a vista deste ponto. O primeiro ponto de hidratação está no km 6,6. O percurso segue descendo por trilha até cruzar outro córregos e então a subida mais longa, entretanto bem menos inclinada que a primeira. Trecho todo em single-track em bosque de mata atlântica. No km 10 atinge-se uma área de eucaliptos. Percurso segue por estrada de terra até no km 11,6  no 2o ponto de hidratação, também ótimo para fotos. A partir daí segue plano até se iniciar a descida por estrada de terra até a linha de chegada. Distância exato está com 15.500m com altimetria acumulada d 636 metros
Hora de largada: 15:00h
Ponto de hidratação: km 6,1 e 12km

Percurso 32km

A largada dos 32km será na “Pedra do índio, local diferente da chegada, que será na Fazenda Indiana. Haverá transfer oferecido pela organização do local de entrega de kit ou da Fazenda Indiana somente aos atletas que solicitaram o transfer. O ônibus sairá às 08:30 de cada ponto levando os atletas até o ponto de largada na Pedra do Índio. Neste local é que acontece também o revezamento dos atletas dos 70k em dupla. Do local de largada se avista as “três pedras”, cartão postal da região.

Logo no início, com 800m inicia-se uma forte descida  por trilha estreita, com pedras escorregadias e raízes. Por este motivo, na largada os atletas farão uma volta passando por 2 bandeiras (pontos de controle), passarão novamente no pórtico de largada antes de acessarem a trilha. O trecho será fiscalizado sendo obrigatório passar pelas bandeiras de sinalização.

Macintosh HD:Users:rafaelcampos:Desktop:Larada dos 32k.png

Após a descida na trilha, segue descendo por pasto e por mais 1,6km em estrada de terra antes da primeira grande subida. São quase 3km de subida em estrada de cascalho e asfalto, com inclinação em alguns trechos de 32%. No km7 o 1o ponto de hidratação antes de iniciar descida toda em trilhas. A descida em trilha vai até o 9,5km, segue por mais 900m em estrada de terra antes de entrar em nova trilha em pasto. Depois de 2,3km por pasto e estrada de terra,  inicia a segunda grande subida da prova, com quase 2km, com muitos bambús no caminho. No km 19 fica o 2o ponto de hidratação. A partir dele o percurso segue por 3km de estrada asfaltada. Haverá um cruzamento de rodovia, com staffs e policiamento local, mas é necessário cruzar com cuidado.
O percurso segue por estrada de terra por 2,7km antes de começar a “descer”  em trilha de vaca em pasto. Haverá dois cruzamentos de cerca no caminho (sinalizada). Faltando 5km para a chegada o percurso segue por trilha em pasto. Faltando 1,5km para a chegada pequeno trecho no trilho do trem e os 500m finais em estrada de terra descendo para a arena de chegada.

Ao longo do percurso haverão trechos em que se cruzam cercas de arame farpado, que estarão sinalizadas e a maioria com staffs.

Hora de largada: 10:00h
Ponto de hidratação
: 7km e 19km
Tempo limite de prova: 6:30 h de prova

Percurso 70km

Para o percurso dos 70km só poderão largar os atletas que estiverem com os itens obrigatórios e apresentarem o atestado médico no ato de retirada do kit. Ao longo do percurso faremos checagens de equipamentos, com penalização por item faltante.

No momento da entrega de kit, os atletas solo receberão uma sacola que será transportada pela organização para o ponto central da prova (km38) . Nela poderão colocar alimentos e equipamentos que julgarem necessários. Os atletas solo que desejarem utilizar deste serviço deverão entregar a sacola na arena de largada, no ônibus específico para este fim, até 10 minutos antes da largada.

Para as duplas de revezamento, é de responsabilidade dos atletas o deslocamento para o ponto de troca. Existem vans locais que estarão oferecendo este serviço, que deverá ser contratado no momento da entrega do kit  com a empresa EcoCuesta (14) 3354-6001.

A 1a “perna tem 37,6km enquanto que a 2a possui 31,6km. O percurso total está com 69,2km.

Os primeiros 5km são por estradas de terra com alguma inclinação, cruzando rio (altura da canela) logo no início com  300m. No km 5 é quando inicia single track, com subida bastante inclinada e  pedras soltas. Atinge o trilho do trem no km 6 por onde correrá paralelo por 1km. O percurso segue descendo por trilha até cruzar outro córregos e então nova subida de 2km bem menos inclinada que a primeira. Trecho todo em single-track em bosque de mata atlântica. No km 10 atinge-se uma área de eucaliptos. No km 11 terá o 1o ponto de hidratação. A partir daí segue todo em descida por estrada de terra até passar pela arena de largada na Fazenda indiana. No km 16,5 está o segundo ponto de hidratação. O percurso segue por estrada de terra até o trecho de “water trekking” , trecho de 100m dentro de córrego com água cristalina na altura da canela. Segue por 1km de trilha até atingir um pasto. Para entrar e sair deste pasto será necessário atravessar cerca de arame que estará sinalizada. No km 19 percurso volta para estrada de terra  por onde segue por 3km até nova trilha. Segue por 4km em trilha até acessar linha do trem e seguir por 500m pelo trilho e então voltar para estrara de terra. No km27 irá cruzar os asfalto. Teremos staff sinalizando, mas tenham muito cuidado ao cruzar a Rod Mal Rondom. Serão 200m por asfalto até voltar a caminho entre eucaliptos quando encontrarão o 3o ponto de hidratação no km 29,5. Após a hidratação serão 1,4km por caminhos até estrada de terra. Nesta estrada serão 5km de subida leve até iniciar subida íngreme de 1,3km em pasto. No alto, uma estrada já próxima ao ponto de troca e 4a área de hidratação.

O revezamento acontece no km 37,6, de onde se avista as “três pedras”, cartão postal da região. Apenas 500m após  a troca e inicia uma forte descida  por trilha com 2km.  Segue por mais 1,6km em estrada de terra antes da próxima grande subida. São quase 3km de subida em estrada de cascalho e asfalto, com inclinação em alguns trechos de 32%. No km45 o 5o ponto de hidratação antes de iniciar descida toda em trilhas. A Descida em trilha vai até o km48, segue por mais 500m e estrada de terra antes de entrar em nova trilha em pasto. A trilha em pasto vai até o km54, quando inicia a última grande subida da prova, com quase 2km. No km 56 o último ponto de hidratação onde inicia estrada asfaltada com extensão de 3km. Neste ponto será o último “corte  da prova”, às 17:30h. No km 60,5 cruza-se a rodovia mal Rondom, onde deverá ter cuidado com o tráfego.

O percurso segue por estrada de terra por 2km antes de começar a “descer”  em trilha de vaca em pasto. Haverá dois cruzamentos de cerca no caminho (sinalizada). Faltando 5km para a chegada o percurso segue por trilha em pasto. Faltando 1,5km para a chegada pequeno trecho no trilho do trem e os 500m finais em estrada de terra descendo para a arena de chegada.

Ao longo do percurso haverão trechos em que se cruzam cercas de arame farpado, que estarão sinalizadas e a maioria com staffs.

Hora de largada: 06:00
Ponto de hidratação
: 11km, 16,5km, 29,5km, 37,6km,  45km e 56km
Pontos de corte:
- km16,5: corte com 3h de prova (09:00 )
- km 38,3: corte com 6,5 horas de prova (12:30)
- km 56: corte com 11:30 horas de prova (17:30)
Tempo limite de prova: 13h de prova(19:00h)

1a Perna: 37,8km –  1148m de subida acumulada
2a Perna 31,3km – 1108m de subida acumulada
Total: 69,2km

Ponto de hidratação: 12km, 17km, 29,6km, 37,8km,  43,2 e 56km. Nos pontos de apoio dos 16,5km, 37,6km e 56km além de água serviremos frutas.